Jornal Nº 090 – Agosto/2019

agosto_2019

 

*******ALERTA SOBRE O USO DA CONTINGÊNCIA*******

Novamente viemos alertar sobre o uso da contingência, pois ela pode estar sendo usada de forma desnecessária.

Existem várias causas possíveis para que o PDV emitente de NFC-e entre em modo de contingência. Por exemplo, quando ocorrem problemas técnicos de comunicação com os servidores da Secretaria da Fazenda, seja por problemas na internet do estabelecimento ou instabilidade no WebService da SEFAZ.

Sabemos da importância da agilidade no caixa para os estabelecimentos varejistas, e como a lentidão no processo de checkout pode formar filas extensas e deixar os clientes insatisfeitos. Para que não ocorra problema com seus clientes pode-se utilizar o modo de contingência. Afinal, a impressão do cupom é praticamente instantânea em Contingência Offline.

O fisco já percebeu que uma parcela dos contribuintes está utilizando a contingência offline desnecessariamente, boa parte das vezes sem que tenha sido detectado qualquer problema técnico ou operacional.

Como as NFCe emitidas em contingência offline devem ser posteriormente encaminhadas para autorização, elas podem vir a ser rejeitadas, gerando possíveis retrabalhos e problemas junto ao cliente, uma vez que a operação comercial já ocorreu. Além disso, o varejista sempre fica sujeito à penalidade por perda de prazo.

As NFCe emitidas em contingência offline somente estarão disponíveis para consulta pública pelos consumidores no site da SEFAZ ou via consulta QR Code após terem sido transmitidas a SEFAZ.

*******ATUALIZAÇÃO DO CADASTROS DE PRODUTOS *******

Para os clientes que já estão emitindo NFC-e/SAT favor realizar o envio da listagem de produtos cadastrados no sistema à contabilidade para que seja feita conferência dos produtos e as devidas alterações nos dados incorretos.

Para a geração da listagem de produtos siga o seguinte caminho:

Área de Venda > Listagem de Produtos (Marque as opções: “Só Situação Normal” e “Icms, Cfop, CST, Ncm, Cest, Anp, Cst.P.C.”

Depois escolha a opção Impressora e crie o arquivo em PDF.

*******NFC-e VALOR MÁXIMO DE VENDA*******

Por enquanto a receita esta liberando as vendas menores que R$2.999,00. As vendas com valor acima deste deve ser emitida como NF-e no frente de loja (constando o cadastro completo do consumidor). Caso tenha alguma dúvida procure nosso suporte.

******CÓPIA DE SEGURANÇA DA RETAGUARDA*******

Ao realizar o backup, o mesmo deverá ser feito via pendrive para que haja maior segurança caso ocorra algum problema no computador, seja por problemas técnicos ou se for infectado por vírus. O ideal é que o backup seja feito diariamente, pois dessa forma caso ocorra algum problema no computador e o sistema precise ser reinstalado não haverá grandes perdas nos lançamentos já efetuados. Serão necessários dois pendrives, um para os dias PARES e outro para os dias ÍMPARES, devidamente identificados:

O porquê de 2 Pendrives: Pelo fato de que um deles pode estar com defeito no momento do retorno do backup;

Para os clientes que já estão utilizando NFCe, ao realizar o backup deve-se fechar o frente de loja para que os arquivos XML sejam salvos.

 

Agosto – Mês do Pais

Dia dos Pais é comemorado anualmente em 11 de agosto.

Nesta data, os filhos homenageiam e agradecem aos papais toda a companhia, suporte e carinho recebido ao longo de suas vidas.

CompartilharShare on Facebook0Tweet about this on TwitterShare on Google+0Email this to someone

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *
Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>