Jornal Nº 087 – Maio/2019

maio_2019

 

********NOTA NFCe********

A ArqBox vem por meio desta se retratar com nossos clientes devido aos variados problemas na implantação da NFCe em Minas Gerais. A SEFAZ MG apresentou constante instabilidade em seus servidores, fazendo com que nosso sistema se portasse de forma indesejável, ocasionando vários imprevistos no ambiente de Minas Gerais.

Ressaltando que nosso sistema opera normalmente em outros estados que utilizam NFCe, informamos que por se tratar de uma implementação recente em Minas Gerais, novos problemas junto à SEFAZ ainda podem ocorrer “porem parece estar bem menos recorrentes”.

Solicitamos a compreensão de todos, para que possamos prestar o melhor atendimento possível, prezando sempre pela excelência no serviço de automação.

********ALERTA SOBRE O USO DA CONTINGÊNCIA********

A contingência é uma ótima ferramenta quando existe problemas técnicos de comunicação entre o frente de loja e os servidores da Secretaria da Fazenda, mas ela deve ser usada somente quando o tempo de autorização do WebService da Sefaz afetar o seu trabalho.

Existem várias causas possíveis para que o PDV emitente de NFC-e entre em modo de contingência. Por exemplo, quando ocorrem problemas técnicos de comunicação com os servidores da Secretaria da Fazenda, seja por problemas na internet do estabelecimento ou instabilidade no WebService da SEFAZ.

Sabemos da importância da agilidade no caixa para os estabelecimentos varejistas, e como a lentidão no processo de checkout pode formar filas extensas e deixar os clientes insatisfeitos. Para que não ocorra problema com seus clientes pode-se utilizar o modo de contingência. Afinal, a impressão do cupom é praticamente instantânea em Contingência Offline.

O fisco já percebeu que uma parcela dos contribuintes está utilizando a contingência offline desnecessariamente, boa parte das vezes sem que tenha sido detectado qualquer problema técnico ou operacional.

Como as NFCe emitidas em contingência offline devem ser posteriormente encaminhadas para autorização, elas podem vir a ser rejeitadas, gerando possíveis retrabalhos e problemas junto ao cliente, uma vez que a operação comercial já ocorreu. Além disso, o varejista sempre fica sujeito à penalidade por perda de prazo.

As NFCe emitidas em contingência offline somente estarão disponíveis para consulta pública pelos consumidores no site da SEFAZ ou via consulta QR Code após terem sido transmitidas a SEFAZ.

 

Maio – Mês do Trabalhador

O Dia do Trabalho ou Dia do Trabalhador é comemorado anualmente em 1º de maio em diversos países do mundo.

CompartilharShare on Facebook0Tweet about this on TwitterShare on Google+0Email this to someone

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *
Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>